Direção e Professores

Direção Pedagógica e Artística

Ana Freitas Couto foi a criadora e fundadora da Lampadinha e é, desde 1984, Diretora Pedagógica e Artística da Lampadinha, hoje, Lampadinha Academia de Dança e Artes do Palco. É formada em Educação de Infância pela Escola Normal de Educadores de Infância, com Bacharelato e Estágios Integrados em várias instituições educativas do Distrito do Porto. Licenciada e Especializada em Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Lisboa. Pós Graduada pelo Mestrado em Administração e Planificação da Educação pela Universidade Portucalense do Porto e prepara o seu Projeto de Investigação para o Doutoramento em Organização e Administração Escolar, na Universidade do Minho, em Braga.

Ana Freitas Couto é associada da AEPEC - Associação de Educação Pluridimensional da Escola Cultural e Friends Member da Royal Academy of Dance, de Londres (RAD); Foi Professora do Ensino Superior de Observação Pedagógica, Prática Pedagógica e Metodologia de Investigação; Orientadora de Estágios e Projetos em várias instituições educativas e sociais e também orientou Teses de Licenciatura. Professora de História da Dança.

Promoveu e colaborou com várias Atividades Culturais, Cursos, Palestras, sendo oradora de alguns. Participou em Seminários, Congressos, Palestras, Jornadas, Encontros, Forums nacionais e internacionais de Educação e Artísticos.

Organizou, promoveu e produziu Eventos, Espetáculos, Festivais e Workshops nacionais e Internacionais de Dança e alguns Seminários e Palestras, assim como Master Classes de Dança em articulação com a Companhia Nacional de Dança, de Lisboa. Colaborou com organizações artísticas nacionais e internacionais, entre elas, a Companhia de Filipe La Féria (Teatro Musical), no Teatro Rivoli do Porto (Estreia e Aniversário dos 500 Espetáculos, do Musical “Música no Coração”). Organizou Visitas de Estudo e de Trabalho a Londres (com Aulas de Ballet, Contemporâneo, Jazz e Hip Hop, na Pinneaple Dance Studios e Work Dance). Estabeleceu Protocolo com a London School of Sound of London (com gravações no Estúdio de Som) e contacto com a realidade do Teatro Musical o “Fantasma da Ópera, no Her Majesty’s Theatre”.

Criou, escreveu vários Guiões e dirigiu alguns Espetáculos, entre eles, “O Tempo da Dança, na Dança dos Tempos”, no Teatro Campo Alegre, do Porto; “Maria e as Pontas Mágicas”, no Auditório de Vila Flor, em Guimarães, “Aurora” e “Minha Doce Mary” apresentado ambos, no Teatro Helena Sá e Costa, do Porto. Escreveu os Contos para serem produzidos em palco “Maria e as Pontas Mágicas”, “Aurora” e o Teatro Musical “Minha Doce Mary”, uma adaptação do Teatro Musical “Mary Poppins”. Organizou e dirigiu o Espetáculo “Lampadinha Vs Littlehelper”, dividido em três Momentos: Adaptação do Musical “Hércules”; Bailado Clássico “A Oficina de Bonecos”; Projeto de Neoclássico e Contemporâneo, “Encontros e Desencontros”, apresentado no Auditório da Casa das Artes de Felgueiras, em Felgueiras.

Em 2009, recebeu a “Medalha de Mérito Municipal Dourada do Concelho de Penafiel”, “pelo valioso contributo” que a Instituição que fundou, Lampadinha, prestou “à Cultura do Concelho” de Penafiel.

É responsável e criadora dos Figurinos da Lampadinha. Recentemente, foi premiada com o “Prémio de Melhores Figurinos”, em Espanha, no Concurso “Stars Dance Galízia” (2015), entre 82 escolas.

Na Lampadinha é responsável pelas muitas reformas realizadas ao longo dos anos. Ao longo do seu percurso académico desenvolveu e realizou vários trabalhos de investigação com base no conhecimento científico educativo, organizativo, administrativo e artístico, no sentido de estruturar e fundamentar melhor a sua instituição educativa e artística, Lampadinha.


Direção Financeira

António Joaquim Fernandes do Couto frequentou entre 1970 e 1977 o Instituto Industrial do Porto / ISEP – Engenharia Electrotecnia e Máquinas.

É sócio gerente de uma empresa familiar, em Penafiel. Paralelamente, gere financeiramente a Lampadinha e tem dado o maior contributo na responsabilidade da sustentação desta Academia Artística.

António Couto tem sido, ao longo dos anos o grande suporte dos muitos Projetos e Realizações da Lampadinha, assim como o principal obreiro da construção do espaço próprio e específico para a Academia.

 

Direção de Markting e Recursos Humanos

José Pedro Freitas do Couto iniciou os seus estudos de Dança, Formação Musical e Piano aos 3 anos de idade, na Lampadinha Academia de Dança. É certificado pela RAD (Royal Academy of Dance) de Londres, em Ballet, do nível Pré Primário ao Grau 5. Teve como professores de Ballet e Caráter, Fátima de Jesus, Margarida Valle Peixoto, Aleksander Vorontsov; em Jazz, Mestre Mário Gonçalves. Foram seus Professores de Piano: Maria Albertina de Sousa Machado e o Maestro e Compositor, Mestre Pereira Pinto.

Integrou no Grupo de Dança LampDance, em 1996, tendo como Coreógrafos Maria de Fátima Valle da Veiga, Aleksander Vorontsov e Mário Gonçalves, onde apresentou Solos, Pas-de-Deux e Trabalhos de Grupo. Integrou muitos espetáculos e dançou até aos seus 26 anos. Fez Cursos de Dança, na Escola de Bailado de Maria de Fátima Valle da Veiga, Centro de Dança do Porto, Conservatório Nacional de Dança de Lisboa onde teve aulas com Lynn Wallis, hoje presidente da RAD, em Londres. Participou em Concursos (premiados), Festivais e Espetáculos de Dança. Faz parte do seu Repertório os Bailados: “O Príncipe Feliz”, “Branca de Neve e os sete Anões”, “Cinderela”, “O Tempo da Dança na Dança do Tempo”, a adaptação do Teatro Musical “Cats”, entre outros.

José Pedro Freitas do Couto fez várias passagens de modelos, no norte do país.

É diplomado pelo Curso Profissional da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e tem frequência do Curso de Gestão de Turismo, da Universidade de Aveiro. Viveu durante dois anos em Londres, onde foi Shift Leader em alguns hotéis da cadeia de Hotéis Shaftesbury´s, em Londres.

Foi criador e fundador da Empresa LampLeds. Desde 2011, exerce funções na área de Markting e de Recursos Humanos, na Lampadinha Academia de Dança e Artes do Palco.


Aleksander Vorontsov       

Ballet, Pontas, Caráter, Barra no Solo, Repertório, Coreografia, Variações e Pas de Deux.

Aleksander, de nacionalidade russa,  estudou Coreografia na Escola da Cultura de Nijni Novgorod (1980 a 1983). A partir de 1983 frequentou o Instituto Superior da Cultura de Moscovo. De 1984 a 1986, no serviço militar obrigatório, integrou na Companhia de Dança Militar de Moskovo. Apaixonado pela Dança Folclórica colaborou, nesta Companhia, como bailarino e professor. Em 1986, retomou os estudos no Instituto Superior da Cultura de Moskovo, obtendo o diploma de Bailarino, Professor e Coreógrafo de Dança Clássica, Moderna e Folclore (1989).

Experiência Profissional: No Instituto Superior de Cultura de Moskovo, durante a frequência do curso esteve na Eslovénia, Hungria, Checoslovakia e França (Paris, Rennas, Brest e Nantes) onde deu aulas de dança e atuou, integrado no Grupo do Instituto.

Em 1987 frequentou Estágio de Formação com o então bailarino principal do Teatro Bolshoi, Voladimir Vassiliev. De 1989 a 1990 deu aulas de dança clássica e moderna, na Casa da Cultura de Moscovo, onde foi responsável por um grupo de bailarinos, como Professor e Coreógrafo. Em 1991 integrou a Companhia de Dança Moderna e Clássica "Ritmos do Planeta" de Boris Sankin, com digressões pela Holanda e Bélgica. De 1992 a 2001 trabalhou como bailarino na Companhia Ballet Russo de Serguei Denissov com digressões pela Áustria, Eslóvenia, Espanha e Portugal.

Fixou-se no Norte de Portugal e a partir de 1997 trabalhou como Professor e Coreógrafo, a realçar: Escola de Bailado "Giselle" (Espinho); Estúdio de Dança de Margarida Valle da Viega (Porto); Escola de Bailado de Fátima Valle da Viega (Foz). Desde 2005 é Professor da Lampadinha Academia de Dança, onde leciona Ballet Clássico, Caráter, Pontas, Repertório, Coreografia, Pas de Deux, Variações e Barra no Solo; Periodicamente, trabalha como Professor de Ballet e Coreógrafo na Associação de Ginástica Rítmica do Norte e no Clube de Patinagem Artística Rollar.

Cursos de Dança Clássica e de Caráter que orientou em Portugal: Cursos de Verão no Centro de Dança do Porto (Porto: 1998);  Cursos de Carnaval na Escola da Bailado de Aveiro (Aveiro: 1999 e 2000); Cursos na Academia da Música de Vilar de Paraíso, em Vila Nova de Gaia (2001); Cursos de Natal: Estúdio de Dança Margarida Valle (Porto: 2001); Cursos de Dança ( Vila do Conde: 2009).

Participou como elemento de Júri no Concurso Internacional de Dança de Viana do Castelo (2003 e 2004); Fez parte, como Professor, da Equipa de Estágio Internacional de Dança, no Ginásio Clube Português, em Lisboa (de 2007 a 2010).

Durante os anos de trabalho criou muitas composições coreográficas para os espetáculos das escolas onde trabalhou, sendo coordenador artístico de alguns.


Vorontsova Elena Victorovna

Ballet, Pontas, Caráter, Repertório, Pas de Deux e Variações

Elena Vorontsova, de nacionalidade russa, estudou Ballet Clássico na Academia de Bolshoi de Moscovo (de 1975 a 1983). De 1983 a 1987, continuou os seus estudos na Universidade de Cultura de Moscovo, obtendo o diploma de Bailarina e Professora de Dança. Frequentou o Estágio de Formação, com o Bailarino principal do Teatro de Bolshoi, Vladimir Vassíliev (1987).

Experiência Profissional: Ainda na Universidade de Cultura de Moscovo integrou na Companhia de Dança da Universidade e fez digressões pela Eslovénia, Hungria, Checoslováquia e França (Paris, Rennas, Bruste e Nantes).

De 1987 a 1991 trabalhou como Bailarina no Teatro de Ópera e Bailado de Nijny Novgorod. Em 1991, integrou na Companhia de Dança Moderna e Clássica “Ritmos do Planeta” de Boris Sankin e fez digressões pela Holanda e Bélgica. De 1992 a 2001 foi Bailarina no Grupo de Ballet Russo “Dance Party” de Serguei Denissov, tendo feito digressões pela Áustria, Eslovénia, Espanha e Portugal.

Elena fixou-se no Norte de Portugal,  e desde 1998 foi Professora de Ballet Clássico na Escola de Bailado “Giselle”, em Espinho; Professora de Ballet, no Ballet Teatro Centro de Formação, no Porto (de 2001 a 2004); Professora de Ballet na Academia de Bailado Clássico Permin Treku, no Porto (de 2003 a 2004); A partir de 2006, no Ginásio Clube de Santo Tirso como Professora de Ballet; Desde 2007 passou a lecionar Técnica de Pontas no Estúdio de Dança Margarida Valle, no Porto e na Lampadinha Academia de Dança, em Penafiel, Ballet, Caráter, Técnica de Pontas, Repertório e Coreografia; Desde 2013, leciona Ballet Clássico na Escola de Bailado de Maria de Fátima Valle da Veiga, na Foz.

Workshops: Desde 1998 dirigiu Workshops de Ballet Clássico, Técnica de Pontas, Dança de Caráter e Repertório, no Curso de Verão do Centro de Dança do Porto, na Academia de Música de Vilar de Paraíso (2001), em Vila Nova de Gaia; no XV Curso Internacional de Dança, em Vila do Conde (2009); Professora de Ballet no Curso Summer School na Academia de Bailado de Lousã (2013).

Coreografias: Durante anos de trabalho criou muitas composições coreográficas para os espetáculos das escolas, sendo coordenadora artística de algumas. Lecionou desde iniciação até ao nível mais avançado, tendo coreografado no registo de Clássico, Jazz e Caráter.


Ana Alexandra Moura

Dança Criativa, Ballet, Barra no Solo, Caráter, Moderno, Contemporâneo

Ana Moura iniciou os seus estudos de Dança na Academia Arte Viva onde frequentou aulas de Hip Hop com o Prof. Max Oliveira e Jazz com a Prof.ª Rute Gomes (2002).

Em 2005, ingressou na Lampadinha Academia de Dança onde teve o seu primeiro contacto com o Ballet Clássico (Aleksander Vorontsov), Contemporâneo (Cátia Esteves) e Jazz (Mário Gonçalves). Frequentou para além destas aulas, Caráter, Pontas, Barra no Chão, Hip Hop, Break Dance, Danças de Salão, Dança Oriental, Repertório, Expressão Dramática e Corporal, Canto e Formação Musical. Fez parte do Grupo de Dança LampDance e participou em vários Eventos, Festivais e Concursos de Dança nacionais, na sua maioria premiados.

É licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa (2007-2010) e especializada em Dança Contemporânea. Durante três anos teve oportunidade de trabalhar com alguns Coreógrafos: Teresa Ranieri, Rui Lopes Graça, Aldara Bizarro, Amélia Bentes, Daniel Cardoso, entre outros. Integrado na licenciatura fez Erasmus, em Barcelona no Institut del Teatre onde desenvolveu e apresentou uma Co-Criação: “Sim, Não, Talvez”.

Em Julho de 2011 participou no Festival Marginal Artes em Arcos de Valdevez; Em Maio de 2012 foi bailarina convidada na Inauguração da Exposição Discográfica de José Afonso em Vila do Conde; Em Abril de 2014 foi Performer convidada para o TEDx Penafiel; De Fevereiro a Junho de 2014 frequentou o Laboratório de Criação Coreográfica da Companhia Instável onde desenvolveu uma Co-Criação, “Emilia”, que foi apresentada no Teatro Campo Alegre; A partir de setembro de 2014 ingressou na Companhia de Dança Cia in Progress, de Isabel Agonia onde é Bailarina/Intérprete até hoje. Participou em vários Workshops e Master Classes de Dança nacionais e internacionais. Frequentou Aulas de Contemporâneo, Jazz e Hip Hop na Pinneaple Dance Studios, em Londres, Inglaterra (2011).

Desde 2011 é Professora da Lampadinha Academia de Dança, onde lecciona Aulas de Dança Criativa, Ballet Clássico, Caráter, Moderno, Barra no Chão, Contemporâneo e Alongamento. Na Lampadinha é responsável por algumas Coreografias apresentadas em Espetáculos e Concursos. Recentemente, a Lampadinha foi premiada, em Espanha, no Concurso “Stars Dance Galizía” (2015), com o “Prémio Coreógrafos Revelação” atribuido a Ana Moura, adquirindo uma Bolsa: Curso de Formação, na Escuela de Danza 180º, em Madrid.

Paralelamente à atividade de Dança, é Modelo Fotográfico e de  Passerele.
 

Cátia Nicolau

Ballet, Pontas, Contemporâneo, Repertório, Coreografia

Cátia Cristina Oliveira Nicolau estudou no Ginasiano Escola de Dança e é formada pelo Curso Profissional em Ensino Artístico de Dança (1993-2008).Detém Formação Secundária pela Escola Secundária Almeida Garret (2006-2008).Tem o Certificado Bachelor o Dance, da Codarts Hogeschool Van de kunsten (2008-2012), em Ballet pelos Métodos Vaganova e Moderno, nas especialidades de Graham, Limón, Cunnigham, entre outros.

Formação Artística: Formação em Ballet Clássico, pelo Método da Royal Academy of Dance, em todos os Graus; Formação em Wuppertal, Alemanha na Companhia de Dança da Pina Bausch; Atualização do Diploma da Imperial Ballet; Em Representação da Escola e Companhia com respectivo Repertório, como Bailarina Principal, na Viagem da Companhia de Dança Kale, ao Brasil; No National Ballet de Canadá Assemblee Internationale, em Representação da Escola de Dança Codarts no Canadá, com quatro dos melhores estudantes e respetivo Repertório, nas duas Coreografias: "Once a Tango" e "Blue Dance"; Estágio Profissional na Kale Companhia/Escola de Dança (2012); Bailarina Profissional na Companhia de Dança do Norte, durante o Ano 2013; Bailarina Profissional na Cia in Progress (2014-2015).

Cursos e Workshops:

Cursos: Em 2006, Curso de Danças Africanas; Mini Curso como Professora de Ballet para jovens com direito a ½  Ano de Estágio (2006-2007); Atualização de Diploma da Imperial Ballet (2011), entre outros.

Workshop de dança "Capoeira" (2007); de Luz, Especializado em Coreografia; de Massagens Energéticas (2008); de Danças de Salão: Tango, Cha-Cha-Cha, Rumba...;  com Lavinía Freitas: Coreógrafa Brasileira, com o seu Próprio Teatro, na Holanda (Helmond) e a sua Própria Companhia de Teatro (2011); Workshop com Eldad Ben Sassom: Bailarino na Companhia Batsheva (2011-2012); com Leda Fernandes Mazzi: Ballet Master no Cullberg Ballet (2011-2012), entre outros.

Experiência em Docência: É Professora de Dança Criativa, Ballet kids, Ballet para Adultos, Ballet Clássico, nos Métodos RAD e Vaganova, Contemporâneo, Técnicas de Dança Moderna e Contemporânea e Condição Física e Barra no Solo, desde 2013, em Academias e Escolas de Dança e Música, Externato e Ginásio.

Interpretação como Bailarina: Desempenho de um dos papéis principais no Bailado "Sleeping Beauty" de Marius Petipa, em Pontas que subiu ao Palco mais de 10 vezes (2007); Espectáculo "Magnificat", from Bach (2007), com o papel principal, em Representação da Escola de Dança Ginasiano, no Brasil, em Porto Seguro.

Braga Romana - Interpretação como Bailarina Principal; Noite Branca (Braga) - Interpretação como Bailarina Principal; Concerto no Rivoli do Porto, da Cantora Isabel Ventura, com Músicas Coreografadas e Dançadas por si, na Comemoração do Dia Internacional do Jazz e do Lançamento do seu novo Disco a Solo (2013); Interpretação como Bailarina no Lançamento do livro "A Paixão de K", do autor português Miguel Miranda, no Teatro Campo Alegre Porto (2014); Dançou Reportório de: Hans Van Manen, Jiri Kylian, Regina van Berkel, Conny Janssen Dance Company, Neel Verdoorn e Scapino Dance Company; Dançou Reportório em Itália, Canadá, Brasil, Alemanha, Holanda e Portugal; Interpretação como Bailarina e no Papel Principal, de Repertório de Martha Graham, "Diversion of Angels", coreografado por Mário Camacho “Professor da Técnica de Graham na Codarts”, dançou “White Angel”, no Teatro da Codarts (2009).

Bailarina Principal no Congresso Holandês para Médicos Graduados na Grote Zaal, no Doelen (Holanda: 2009). "Once a Tango" (Tango e Dança Moderna juntos), em 2009; Mini Tour para Frankfurt (Alemanha), com Repertório da Codarts (uma das coreografias, como Bailarina Principal), em 2010; Ópera "Carmina Burana" no Coliseu do Porto, como Bailarina (2003); Óperas: "Madame Butterfly" e "Carmen", realizadas no Coliseu do Porto, como Bailarina da mesma Companhia de Ópera (2005).

Criação:

Terra dos Sonhos, Projeto Feira Viva: Coreografia para Crianças relacionada com o Natal e Apresentada para mais de 5 000 pessoas; “Moving Around”, Coreografia feita por Cátia Nicolau e por mais duas Bailarinas Profissinais. Todo o Espetáculo foi Produzido pelas mesmas, nomeadamente, no Desenho de Luz, Figurino, Decór e Coreografia (2011); Criação de uma Coreografia inteira com Criação de Desenho de Luz, Figurinos, Décor, Música, Marketing e Merchandasing.

Bolsas de Estudo, Prémios e Honras:

Huygens Scholarship Programme  - Bolsa de Estudo direcionada para Alunos de Maior Talento (2010).

Competição em The Hague (Holanda) sobre Dança Indiana. A Coreografia em que participou e venceu a Competição, como a Melhor Representação do Estilo Indiano (2009).

Bolsa de estudo do Governo Português para Melhores Alunos das Artes (2006-2007).

Atividades Extras: Experiência em Técnica Alexander: Processo Profundo Mental de Reconhecimento do Corpo; Experiência em Yoga; De 1995 a 2008 frequentou Aulas de Piano; De 1995 a 2005 praticou Natação e de 2001 a 2006 praticou Handball numa Equipa Profissional. 


Bárbara Calé Tereso

Ballet, Pontas, Contemporâneo, Repertório, Coreografia

Bárbara Diana Calé Tereso tem formação de Ballet Clássico pelo Método RAD, Royal Academy of Dance (2015); Certificada pela Escola de Dança Ginasiano, no Curso de Formação de Bailarinos (2006-2008);Frequência do Curso de Educação Social, no Instituto Politécnico do Porto, com 1º ano completo (2009-2010); Secundário, da Escola Secundária Almeida Garret (1995-2008).

Cursos: Mini Curso como Professora de Ballet para jovens com direito a meio ano de estágio (2006-2007).

Workshops de: Hip Hop (2005); Dança "Capoeira" (2007); Luz, especializado em Coreografia (2007); Workshop de Massagens Energéticas (2008); Danças de Salão: Tango, Cha-Cha-Cha, Rumba... (2007-2008); Yoga (2013); Participação em vários Workshops de Dança Contemporânea (2013-2015)

Experiências em Palco: Bailarina em vários Espetáculos da Companhia de Dança CIA In Progress (2015); Criação e execução de Coreografia, em Dueto, com outra Bailarina, no Teatro La Marmita (2014); Participação no Festival de Dança de Viana, na Exponor (Porto: 2014); Participação no Sarau Final de Ano, no Colégio do Ave e do Ginásio As Razões do Corpo (Guimarães: 2013); Criação e execução de várias Coreografias integradas no Projecto Final do 1º ano do Curso de Educação Social (2010);Participação no Sarau Final de Ano, da Associação Recreativa de Canelas (2009); Espectáculo  “A Festa”,no Auditório Municipal de Gaia (2008); Apresentação de duas Coreografias no Dia Mundial da Dança, no Auditório Municipal de Gaia e Casa da Música (2008); Bailado “A Bela Adormecida”, no Auditório Municipal de Gaia (2007); Espectáculo “Magnificat” e “Olha o Sol a Pôr”, no Brasil, Porto Seguro (2007); Espectáculo “O Quebra Nozes” (2006); Espectáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhã” (2005); Ópera "Carmen", no Coliseu do Porto, como Bailarina (2005); Participou nos Espetáculos: “Gigante Egoísta”, “Cinderela”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Menina dos Olhos de Esmalte”, entre outros (1996-2005).

Experiência Profissional: Professora de Dança Criativa, Ballet Clássico, Moderno, Contemporâneo, de Condição Física para alunos de Danças de Salão, em várias Escolas de Dança, Ginásios, Colégios, Infantários, Associação Recreativa e Fundação, desde 2007.

Bailarina da Companhia de Dança "CIA In Progress" (2014 -2015).

Produção e realização de um Espetáculo de Dança, em colaboração com mais três Bailarinas, no Alentejo (2007-2008); Integrou na Companhia de Dança, Kale, numa viagem ao Brasil, em representação da Escola e Companhia, com respetivo Repertório (2007). Início da Carreira Profissional como Bailarina, na Companhia de Dança do Ginasiano, Kale (2005-2006). Bárbara tem experiência em Yoga e é, ainda, federada em Tênis de Mesa.


Mário Gonçalves      

Modern Jazz / Jazz

Mário Gonçalves é Mestrado em Ensino de Dança pelo “Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança”. Licenciado em Dança pelo “Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança”. Diplomado pela ORTHOS (Espanha) em Atividades de Academia e CEFAD – Centro de Estudos e Formação de Atividades Desportivas. Diploma de Professor pela I.D.T.A. – International Dance Teachers Association. Aluno bolseiro no Koninklijk Conservatorium, na Bélgica. Formação pelas Escolas Pinneaplle, em Londres, Broadway Dance Center e Steps, em Nova Iorque. Desenvolveu um Estágio inserido no Mestrado em Ensino de Dança, pelo Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança, com o tema "Repertório Contemporâneo como disciplina de Desenvolvimento Técnico e Artístico do Aluno".

Bailarino da Companhia Profissional de Dança “B.C.N. Ballet Contemporâneo do Norte”, de 2000 a 2007, com Participação nas Peças: "Reverso de Passado", "A Pessoa da Minha Pessoa na Minha Pessoa", "Flipineck", "Ver página 227", "Porta Norte", "Amanhã Decido", "Teologia da Queda", "Coisas e Loisas", "Pip Show", "Arroga Ponto Come" sob direção artística de Elisa Worm e Luís Carolino, tendo atuado por todo o país e também em França, México, Brasil e Espanha, coreografando para a Companhia “Nascer...” e “Há Fogo na Cozinha”; Bailarino da Companhia “Nós da Dança”, sob orientação artística de Odete Rios com as Peças Coreográficas “Sou”, “Suave” e “Azul” de Nicolas Cantillon; Bailarino dos Musicais “Scents of light”, “Amália”, de La Féria, “Musicais.com”, de Artur Guimarães, “o Feiticeiro de Oz”, “José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores“, de Andrew Loyd Webber, “Fame”, de David Da Silva, “Jesus Cristo Superstar”, de La Féria; Bailarino de Jenifer Lopes (2007); Bailarino residente da RTP no Programa “Praça da Alegria” (2007/08); Bailarino em Espetáculo de Philip Van Huffel, tendo atuado em Antuérpia (Bélgica, 2009). Bailarino no Casino de Chaves, com o show “From Rusia whit love” (2009). Bailarino no Casino Espinho, Vilamoura e Monte Gordo com o Show “Tributo a Michael Jackson” (2010).

Participações em Programas de Televisão e vários Eventos nacionais e internacionais: (“7 Wonders of the World”, “Expocosmetica”, “Mocap”, “Colove”, “Reabertura do Campo Pequeno”, “Big Brother 3”, “Gala do Hospital S. João”, "Europeu 2004 de Futebol", "Europeu de Futsal 2008", "Lançamento da Coleção Adidas" (2008), “25 Aniversário Pinto Da Costa, como Presidente de F.C.P.”, Inauguração do Bragaparque, em Braga e Solarium em Coimbra, Taça Luís Figo, 1500 Edições da Praça da Alegria.); Bailarino em Espetáculo de Cláudia Nóvoa (Ballet Gulbenkian), “Mar de Gente, Mundo Mar” e “Fim” de Gonçalo Ferreira (2008);Bailarino convidado para a Exposição de Paulo Teixeira Lopes, tendo coreografado e interpretado o Solo “Etérium”, a 14 de Maio de 2011, no Museu Teixeira Lopes.

Coreógrafo de Espetáculos de Revista à Portuguesa no Teatro “Sá da Bandeira”, nos anos 1999, 2000 e 2001”, sob a Direção de Lopes de Almeida. Criador e Produtor de Espetáculo para a Infância “Lagarta, Lagarta e outros Bichos do Jardim…” (2009); Coreógrafo e Produtor de Espetáculos com Crianças, no Âmbito Escolar, no Colégio INED - Nevogilde, desde 2009, com os Espetáculos "Fame/Rei Leão (2009), Christmas Carol (2010), o Natal das Bruxas (2011), 12 dias para o Natal - (2012), Música no Coração (2013) e Peter Pan (2014); Coreógrafo da Peça Coreográfica apresentada na Santa Casa da Misericórdia, na Exposição de Paulo Teixeira Lopes, sob o tema "Eterium, a Viagem...", em setembro de 2012;Coreógrafo convidado para o Espetáculo “Força”, da Companhia Vareira em 2014; Diretor Artístico do Espetáculo de 2015 “As Cinco Tranças de Ynari” pelo AMVP (2015).

Docente do Curso de Formação de Bailarinos (CFB), em Lisboa, na disciplina de Lyrical jazz. Docente do “Curso de Dança”, nos módulos de Jazz e Musical Jazz e do “Curso de Dança para Crianças”, da Promofitness, no Porto; Professor de Ensino Artístico Especializado/Dança na Escola de Ensino Articulado, Ana Luísa Mendonça, em Oliveira de Azeméis, e do Ensino Integrado na AMVP, em Vilar do Paraíso; Professor na Associação de Bailado das Antas, Indance e Academia de Dança de Matosinhos. Docente de Corpo e Movimento e Coreografia em Cursos de Teatro Musical pela “Vocare” e “Indance”.

Desde 2005, é Professor de Jazz e responsável de muitas coreografias do Grupo de Dança LampDance, desde então, com sucesso, entre elas “Afro”, “Pinóquio”, “Kooper”, “Party”, sendo todas premiadas com primeiros Prémios, Prémio de Destaque, em Concursos nacionais e internacionais de Dança. Responsável por vários Musicais adaptados: “Cats”, “Greese”, “Mama Mea”, “Mary Poppins: Step in Time”, entre outras. Responsável por Aberturas e Encerramentos de vários Espetáculos e Eventos da Lampadinha, assim como Examinador.


Inês Torres

Hip Hop

A vertente de Dança de Inês Torres é o Hip Hop. Tem o Curso de Instrutores de Hip Hop Dance com uma média final de 16 valores: Escola de Dança All About Dance (2008/09). Em 2009, teve formação nas Escolas de Dança: Pinneaple, em Londres; La Urban Dance Factory, em Barcelona, com os professores Pete Francis, Jimmy Williams, Xavi, Emmer & Jonh, Rudeye e Sarah Coral.

Bailarina de Ballet Clássico: Grau VI e Pré-Elementar na Academia de Ballet de Rio Tinto, pela Royal Academy of Dance (1994/08).

Realizou vários Workshops de Hip Hop, entre eles: com Mike Song, Andye Jay e Jeka Jane (USA) – La Urban Dance Factory, Barcelona (2012); 2º Lugar no Campeonato de Dança Promofitness pelo Grupo New Dance Project (2012); com Pat Lam (USA) – Academia de Dança ALKIMIA (2011); Hip Hop com Bam Martin (USA) - Academia de Artes Dance & Motion (2011); “Foundational Methods”, orientado por Bboy Tecknyc - Escola Cyphala (2010); House Dance com Nico - Escola Artes Urbanas; Locking com Cesariny - Escola Artes Urbanas; Hip Hop Newstyle, orientado por Joseph Go - Escola Cyphala; Workshop de Hip Hop leccionado por Marco “Big M” - Escola Artes Urbanas; Workshop de RnB com Marco “Big M” - Academia de Artes Dance & Motion.

Em 2012 licenciou-se em Som e Imagem, na Universidade Católica Portuguesa (CRP) – Escola das Artes. Tem o Curso de Cinema com “Os Irmãos Lumiére”, no âmbito da Universidade Júnior, Reitoria da Universidade do Porto.

Tem ainda, os Cursos de Inglês: Certificate of Advanced English (CAE), com Grade B, pelo Instituto de Línguas de Gondomar (2009); First Certificate of English (FCE), com Grade B, pelo Instituto de Inglês British Council, Porto (2007); Curso de Inglês em Malta, pela EF – Education First.

Desde 2011 que se dedica à Realização, Produção e Edição de Vídeos, disponíveis online, para o Grupo de Dança New Dance Project; Desde 2010 é Repórter da página online HipHop Web (página de divulgação de eventos e notícias sobre a cultura Hip Hop) e Responsável por Texto e Fotografia (www.hiphopweb.org) Na Área Musical, Desde 2010, Membro da Banda “Dupla Aliança”, um Projecto Musical de Rap português Na área de Dança, desde 2012, é Professora de Hip Hop de Crianças e Jovens em algumas instituições de Dança. Desde 2008, é Bailarina do Grupo de Dança New Dance Project, dirigido por Pedro Araújo e Joana Carvalho.

Apresentações e Convenções: Vencedora do 1º lugar da categoria de Megacrew no Hip Hop Championship Spain em Cambrils com o Grupo The Thuggaz Troupe (2013).

Participação no “Summer Dance Camp”, uma formação de dança Hip Hop (2009/11); Participação nas Convenções Internacionais Promofitness Sport Zone no Porto, Guimarães e Maia (2007/11); Participação no flashmob de Abertura do Fantasporto, no Teatro Rivoli do Porto (2010); Participação na 1ª Convenção Hip Hop Connection (2009); Participação no Evento 1º Danceweekend Stressout; Participação na Convenção IV Dance Life (2008)

Outras Atividades: Repórter da Bit_Rádio, a Rádio online da UCP (CRP) – Escola das Artes, e Responsável pelo Programa semanal de Hip Hop português,Bits & Rhymes (2011/12); Realização, Produção e Edição de um genérico: Produção de Vídeo; Produção de cinco Vídeos sobre os cinco sentidos no Cinema: Produção de Vídeo, integrados numa Exposição sobre Comunicar no século XXI, na Alfândega do Porto; Responsável pela Produção na Curta-Metragem intitulada “Distortion”: Produção de Vídeo; Criação de um Portfólio de Fotografia Analógica sobre a Arte do Graffiti (2010/11); Elaboração de 2 Contos para a cadeira; Produção e Representação num Spot Publicitário; Elaboração e Edição de uma Reportagem Sonora sobre a Arte da Tatuagem para a cadeira de Rádio; Produção, Realização e Representação na Laboração de um Plano de Sequência e de uma Curta Metragem; Produção e Representação numa Curta Metragem elaborada, segundo as regras do Dogma 95 de Cinema (2009/10); Realização de uma Exposição Fotográfica sobre os Espaços da UCP (CRP) – Escola das Artes.

Foi Repórter das Jornadas Euroescola ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, pela Escola Secundária de Rio Tinto (2005)

Experiência Profissional em Som e Imagem: Desenvolvimento de Materiais Audiovisuais para formatos e-learning (2013); Estágio Profissional, na área de Formação do Retalho Especializado, desenvolvendo Layouts e Conteúdos Multimédia de apoio à formação, sobretudo em formatos de e-learning (2012).

Inês afirma que “desde muito cedo, a dança me tem acompanhado até se tornar, verdadeiramente, numa área de muita dedicação e constante formação. Os audiovisuais, por outro lado, representam uma área de grande interesse para mim. Estes dois âmbitos ensinaram-me muito sobre as possibilidades do corpo e as capacidades psicológicas, tornando-me capaz de me integrar em ambientes diversos e de conhecer as minhas necessidades de aprendizagem. No futuro pretendo conjugar a dança e a imagem para, desta forma, fazer delas as minhas áreas de especialidade e, assim, tornar-me numa profissional capaz e eficaz.”


Florinda Coelho

Dança Oriental

Florinda Coelho iniciou os estudos de dança aos 9 anos de idade, tendo realizado os exames de Ballet Clássico pela RAD até ao nível “Senior” e, posteriormente, os “Majors Examinations” pela ISTD, com boas classificações. Realizou formação noutras áreas da dança como Ballet Contemporâneo, Jazz e Sapateado Americano, Danças Tradicionais Portuguesas, Dança Africana, Flamenco e Hip Hop.

Em 2002, teve contacto com a Dança Oriental, tendo realizado, desde então, formação intensiva com vários bailarinos, músicos e coreógrafos de renome nacional e internacional. Dedica-se a esta vertente de dança, sendo hoje, bailarina, coreógrafa e professora de Dança Oriental.

Flor é convidada para dançar em vários eventos e festivais de dança a nível nacional e internacional, nomeadamente: “International Bellydance Conference of Canada” (2010 e 2012); Ya Amar Festival, Valencia (2013); “Raqs Mayurqa Fest” (2014); GAS DANCE, Porto (2013); Feira Qualifica (2015); Associa-te! / Projeto Locomotiva (2015); entre outros, bem como, já teve oportunidade de ser membro de Júri no Concurso de Dança de Munique Neith, realizado no Porto, em 2014.

Atuou com os grupos “Ensemble de Música Oriental do Porto” e “Al Caravan”. Em 2014, integrou o “Ballet Internacional Munique Neith”.

É Criadora, Fundadora, Diretora Artística e Pedagógica do BellyStudio – Arte, Expressão & Desenvolvimento e Diretora Artística e Coreográfica do “Azure – Experimental Oriental Dance Group”. É Professora e Organizadora de Eventos (Workshops, Ateliers Coreográficos, Haflas, Noites Orientais, Tertúlias, entre outros).

Como formadora certificada pelo IEFP, dinamizou e coordenou várias acções de formação, salientando-se a dinamização do módulo “Corpo e movimento”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, em 2010.

Ao nível da representação, participou como atriz na peça de Teatro “O Marinheiro Cansou-se de Sonhar”, encenada por Rui Branco Silva, em 2014. Colaborou na área da Figuração com a Companhia Nacional de Bailado, em Lisboa. Realizou formação em Teatro Comunitário/ Teatro do Oprimido, com Eva Ribeiro. Apaixonada pela Produção Cultural, realizou o Workshop “Financiamento de Projetos Culturais através de Patrocínio e Mecenato”, com Rui Matoso. Colabora como voluntária e apoia através do BellyStudio, grupos e projetos com vista ao Desenvolvimento Local e à Inclusão Social, designadamente: Projeto Lagarteiro; APPACDM Santa Comba Dão; Grupo de Ação Social do Porto; Batucada Radical.

Desde 2006, é professora e coreógrafa de Dança Oriental, assim como de Ballet Clássico, Pontas, Barra no Solo, Danças Populares do Mundo, na Lampadinha Academia. Colaborou em vários eventos desta Academia, entre elas, “O Tempo da Dança, na Dança dos Tempos” (2006), “Maria e as Pontas Mágicas” (2009), “Aurora” (2012). Colaborou e preparou trabalho para Festivais, Concursos Nacionais e Internacionais. No Musical “Minha Doce Mary”, (2014) foi Diretora de Cena. Com coreografia de sua autoria, o Grupo LampDance ganhou o 1º lugar de Fusion, com “Vibrações do Oriente”, no Concurso Internacional de Dança, “Dance in Galizía”, realizado em Vigo, em 2014.

É Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Pós-Graduada em “Gestão de Projetos em Parceria” pela Universidade de Coimbra.

Flor “assume a dança oriental como veículo de conhecimento e comunicação, um meio para expressar em pleno o seu corpo e a sua alma, procurando a cada movimento revelar a riqueza cultural de uma dança sem fronteiras que aproxima o Oriente do Ocidente”.


Rita Calatré  

Canto, Teatro Musical, Expressão Dramática e Musical

Rita Calatré iniciou o seu percurso e estudo artístico aos 9 anos, em Música e Canto. Licenciou-se em Teatro – Interpretação, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo em 2011, no Porto. É Actriz e Cantora na Companhia de Teatro Profissional Jangada Teatro; Vocalista dos ALLMA e Professora de Teatro Musical, Canto e Formação Coral em Academias Artísticas desde 2009. Atualmente, estuda Canto Lírico.

Recentemente, participou em algumas Produções Cinematográficas como “Deus Sabe”, “Noiserv – Sessão Dupla”; Workshop com o cantor Bobby Mcferrin. Colaborou como locutora no filme francês “Zarafa” na SomNorte, com a Loop – Audiovisuais. Representou em Nova York, para a comunidade portuguesa e marcou presença com o seu trabalho em Festivais Internacionais de Teatro em Macau, São Paulo e na Cidade do México.

Até à data, já teve a oportunidade de trabalhar e aprender com João Mota, José Caldas, Fernando Moreira, Nuno Cardoso, Luiz Oliveira, Moncho Rodriguez, Fernando Mora Ramos, António Durães, Rui Melo, Sónia Araújo, João Henriques, Bárbara Francke, Serafim Borges, entre outros, em projectos como os musicais: “Sónia e as Profissões”, “A Ilha do Tesouro”, “Música no Coração”, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, “Patinho Feio”, “Bandoleiros Cabaret”, “3 Porquinhos”, “A Pequena Sereia”, “Minha Doce Mary ”, e na “Paixão Segundo São João - Bach”, “Bocage”, “ O Principezinho”, entre outros.

É Professora de Formação Musical, Canto e Teatro Musical, Expressão Musical e Dramática, na Lampadinha. Desde 2012, já orientou vários trabalhos de Canto e Teatro Musical, entre eles, “Minha Doce Mary”, uma adaptação de Mary Poppins e o Trabalho Coral de “Concerto de Natal 2013”, dos “30 anos da Lampadinha”, em 2014 e “Serão 2015, Concerto de Natal 2015 e Adaptação, Encenação e Direção Vocal e de Cena do Musical, da Disney, “Hércules”, em 2016.


Filipe Soares

Formação Musical, Piano e Instrumentos de Corda e Sopro

Filipe Soares iniciou os seus estudos na Academia de Música de Castelo de Paiva onde teve contacto com os vários instrumentos e disciplinas vocacionais na área da Formação Musical. Detém o I Curso de Clarinete, (2002). De 2007 a 2009, conclui o Curso Complementar de Música: Formação Musical, Clarinete, Acústica e Classe de Conjunto (Orquestra), pelo Conservatório de Música do Vale do Sousa (Lousada).

Filipe Soares é licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Porto.

Frequentou ainda o Bacharelato de Engenharia e Gestão Industrial, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria), de 2009 a 2013.

Desde 2007, é Professor de Educação Musical, Formação Musical/Instrumento, de Atividades de Enriquecimento Curricular. Como Professor de Ensino da Música leciona Iniciação ao Piano, Guitarra Clássica e Clarinete

 Ao nível Instrumental toca e ensina: Clarinete, Flauta (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo), Piano e Guitarra artísticas). Ao nível Dramático tem formação em Expressão Dramática, Teatro e Teatro na Educação e na Comunidade.

É Professor de algumas Associações, Paróquias e Escolas. É Músico Instrumentista: Clarinetista.

Em 2010, participou na Ação de Formação subordinada ao tema “Construção Prática de Modelos de Intervenção Musical”, realizado pela Câmara Municipal de Penafiel e Instituto Orff do Porto; Em 2010, participou na apresentação de “Os Amigos do Gaspar” no âmbito da Disciplina de Projecto II – Músico (Clarinetista), no Teatro Helena Sá e Costa do Porto; Em 2011, participou no Colóquio e Espetáculo “O Canto de Tila: Homenagem a Matilde Rosa Araújo”, como Clarinetista, promovido pela Escola Superior de Educação do Porto; Em 2012, participou na Ação de Formação “O Lupinhas”, promovido pela Câmara Municipal de Penafiel; na Ação de Formação “Comportamentos” realizado pela Câmara Municipal de Penafiel; participou no Projeto Internacional “MUSE – Musical Understanding of Society in Europe”, Performer – Clarinete Yasar University (Izmir - Turquia); Em 2013, participou na Ação de Formação “Suporte Básico de Vida”, promovido pela Câmara Municipal de Penafiel.

É Professor de Iniciação ao Piano e Instrumentos de Corda e Sopro, na Lampadinha Academia, desde 2014. Integrou e participou, sob sua orientação o Grupo Musical InterParoquial de Vila Meã, no “Serão 2015”, na Lampadinha.


João Couto / John Kooper

Direção do LampStudio

António João Freitas do Couto Iniciou os seus estudos de Música na Lampadinha aos 5 anos de idade. Adquiriu formação em Piano e Orgão Eletrónico com o Maestro Pereira Pinto. Participou em vários Eventos de Música (Portugal, Inglaterra e Espanha), e produziu vários originais. Foi o Fundador (2003), e é Diretor da LampStudio.

Licenciado em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (2014); Engenharia de Audio (2010), pela London School of Sound e Music Business (2015), pela London School of Sound; Detém o Curso de Técnico de Informática, da Escola Secundária Joaquim de Araújo de Penafiel (2005) e Frequência do Curso de Som e Imagem da Universidade Católica do Porto.

Colaborou em vários Projetos  e Eventos da Lampadinha: Produção Sonora da Música do Espetáculo ”O Tempo da Dança, na Dança do Tempo” (2006), no Teatro Campo Alegre, do Porto; Bailado ”Coppélia”; “1.º  LampFestival Internacional de Dança”, de Penafiel; Produção, Tapete Sonora do Musical “Minha Doce Mary” e Gravação de Dobragens de Falas e Musicas, realizado no Teatro Helena Sá e Costa, do Porto (2014).

Inserido no contexto da sua Licenciatura, participou no Trabalho Coletivo “Orquestra de Laptop’s”, no “Festival Serralves em Festa”, em Serralves, no Porto (2014); Em Lisboa, integrado no Festival de Música Viva 2014 – Miso Music, no São Luís Teatro, apresentou em estreia absoluta “Digillucination” (Orquestra de Altifalantes). Sobre este trabalho, João Couto afirma “Uma viagem pelo espaço em busca do desconhecido, num futuro “não definido” onde a programação e os robôs dominam, ultrapassando a barreira do humanamente possível. Esta viagem é, por si só e pela sua própria sonoridade, uma hipérbole que radicaliza o conceito de exploração territorial. A descoberta do desconhecido é algo que me fascina e motiva musicalmente aliada ao avanço da tecnologia e consequentemente ao aparecimento de novas possibilidades sonoras” (2014).

Desenvolveu para Projeto Final da sua Licenciatura, uma Aplicação para Dança Interativa (a música influencia os movimentos da performer, simultaneamente, os movimentos da performer influenciam a composição).

Atualmente, vive em Londres e desenvolve projetos próprios na área da música para dança.

 
Nuno TavaresNuno TavaresNuno Tavares

Hoje 1

Ontem 10

Semana 1

Mês 110

Total 4108

Lampadinha Academia de Dança

Morada: Rua Abílio Miranda, 52

C. Postal: 4560-501 Penafiel

Telefone: 255 711 394 / 925 204 047

Email: lampadinhapenafiel@gmail.com

Back to Top